Pérolas do Sudoeste
Após estas primeiras chuvas de fim de Verão e princípio de Outono, que hoje começa, são devolvidos à terra cheiros e cores que criam dias magníficos, e que emanam uma sensação de paz e plenitude que se reflectem no nosso interior.
São dias em que podemos percorrer o Sudoeste e redescobrir locais que nos são tão familiares e, mesmo assim, não param de nos surpreender.
Verdadeiras pérolas que vamos contemplando, nunca do mesmo modo consoante os jogos de luz e sombra, atraem-nos vezes sem fim a esta parte de um museu vivo que tem as suas jóias em perigo devido aos estragos ambientais que se vão tornando, infelizmente, cada vez mais recorrentes.
Passeios como este tornam-se para quem os faz em memórias de sonho e, se alguns não resistem a uns mergulhos nestas águas frescas e limpas de modo a guardar uma sensação mais física, a outros basta a contemplação serena e atenta de locais que representam o que de mais bonito e tradicional se pode ainda encontrar em Portugal, para desfrutar plenamente dessas recordações.
Estas pérolas são parte de um tesouro que a todos pertence e que todos têm que ajudar a preservar de modo a que, aqueles que hoje trazemos nos braços, possam amanhã continuar a escrever as nossas memórias no livro eterno da Vida.