O Coice de Porco

Para as gentes da Zambujeira do Mar, o Coice de Porco não representa tão somente o estertor final, e traiçoeiro, de um qualquer suíno, mas também o nome de uma arriba que mar adentro, se constitui como um local adequado para a práctica da pesca desportiva.

À pesca no Coice de Porco

A primeira referência a esta arriba, de que me recordo, é feita num artigo dos anos sessenta do século passado na já extinta revista de caça e pesca “Diana”. Aí, escrito por Jorge Brum do Canto e intitulado “Aos pargos na Zambujeira do Mar”, se descrevia as lutas formidáveis que se podiam esperar quando um destes peixes se deixava fisgar atraído pelas iscas certas. Os mais velhos ainda falam da presença desse homem e do seu grupo de pesca nesta terra e da revolução que os carretos de pesca, por eles usados, e que nessa altura por estas bandas não se usavam, representaram.

O mar

Atraído pelo estado do mar, pelo espírito destas histórias e pela conversa com quem as conta, munido com iscas vivas fui nestes dias até este pesqueiro tentar a minha sorte.

Caranguejos

À pesca

Os resultados começaram a aparecer e, após umas boas lutas, depressa arranjei, eu também, mais umas boas histórias de pesca para contar e uns bons peixes para comer com a família e os amigos.

Uma bica

Uma dourada

Ao fim do dia, e com a ajuda preciosa da Maria José, consegui registar mais uns bons exemplares que posso agora compartilhar com todos.

Sargo, bica e muita alegria

Boas pescarias!

Similar Posts

Leave a Reply