Mértola

Uma das viagens mais bonitas que se podem fazer pelo sul de Portugal é, sem dúvida, aquela que nos leva até Mértola.

Mértola

Esta vila muito antiga, dominada pelo castelo, onde romanos, mouros e cristãos deixaram um legado histórico e humano visível em cada rua que se percorre, fica encavalitada num promontório ladeado pela ribeira de Oeiras e pelo rio Guadiana e provoca no visitante uma catadupa de sensações muito vivas mas serenas.

Mértola

Vale a pena planear uma viagem com tempo de modo a saborear convenientemente um passeio pela vila, visitar um dos muitos espaços incluídos nos vários núcleos de museus e salas de exposição e saborear um repasto num local onde a oferta de peixes e carnes da região é muito variada.

Mértola

Mértola

Mértola

Mértola

Mértola

Dentro das muralhas, que perfazem um quilómetro, desde o século XII que a Mesquita, agora Igreja Matriz, deixou de ecoar o chamamento do muezzim para as orações, sendo o mesmo substituido pelo repicar do sino. No seu interior arcos e rosetas de uma beleza única contam uma história que se desenrolou ao longo de muitos séculos.

Muralhas do Castelo

Igreja Matriz

Igreja Matriz

A vista sobre o Guadiana, além de magnífica e relaxante, permite de quando em vez apreciar um ou outro pescador na sua faina que, tal como há muitos séculos atrás, assegura o abastecimento de peixe aos que escolheram este local para se fixarem.

Rio Guadiana

Similar Posts

Leave a Reply