FACECO
Decorre em S. Teotónio, desde o dia 17 e até amanhã, dia 20, a FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, a maior mostra pública das características e potencialidades do concelho.
Sendo um Concelho dividido entre o mar e a serra e onde a maior parte das pessoas vive maioritariamente em torno da actividade agrícola ou pecuária, muitas em pequenas aldeias ou montes, isolados uns dos outros, é forte a aposta na terra, nos seus produtos e nas suas gentes.
O turismo tem-se concentrado ao longo da orla marítima do Concelho mas as características do interior potenciam o seu desenvolvimento ligado a este sector. Os visitantes além de tomarem contacto com essas características, através dos expositores presentes, podem ainda apreciar alguns artesãos locais a desenvolverem a sua actividade quotidiana à frente de quem passa.
Através de projectos culturais e de intervenção social dos quais se destacam, por exemplo, a TAIPA e a Fundação Odemira, muitas actividades são relançadas de modo a permitirem a sua continuidade e requalificação social e económica. As populações locais podem ainda procurar e integrar programas de formação a vários níveis para que possam adquirir uma cada vez maior qualificação pessoal e comunitária, com a qual o Concelho possa contar para evoluir e competir nos próximos anos.
Depois de visitar os pavilhões e antes da animação e concertos musicais nocturnos começarem, pode-se ainda visitar o “Museu do Medronho” e observar o modo como se faz a destila de tão apreciada aguardente. Depois da explicação sobre o modo como tudo se processa pode-se ainda saborear um cálice desse cada vez mais raro e genuíno néctar obtido dos frutos do medronheiro.