Pesca ao bordalo
Ao longo do mês de Junho sucedem-se as festas em todas as vilas e aldeias da região. Em S. Teotónio é o Festival dos Mastros, no Brejão é a Mostra dos Produtos da Terra e, no passado fim de semana, fui convidado a participar numa festa que já vai na 12ª edição e que agrupa largas centenas de pessoas que não querem perder a hipótese de passar um dia maravilhoso em família ou com os amigos junto à ribeira do Ceixe ou Ribeira Grande como é conhecida pelos locais.
A Pesca ao Bordalo é uma festa organizada pelo Clube de Caça e Pesca de S. Miguel e que tem duas vertentes. Uma desportiva, em que os participantes tentam apanhar o maior número de exemplares deste pequeno peixe e outra, mais lúdica, que permite às pessoas conhecer melhor os belos locais da freguesia de S. Teotónio.
Chegados à ribeira, os participantes espalharam-se pela duas margens à procura do recanto da sua preferência e, foi vê-los no frenesim da pesca a tentar a captura de peixes que raramente ultrapassam os 10cm, mas que fazem as delícias dos pescadores dado a subtileza da sua pesca.
Em locais de extrema beleza e com uma frescura própria do ambiente das ribeiras que ajudou a superar o calor que se fazia sentir decorreu a manhã, juntando-se todos depois no Pego das Andorinhas onde a organização tinha preparado o local da festa e onde as famílias e os grupos de amigos se juntaram para passar a tarde.
Equanto as crianças se divertiam na água, ainda límpida da ribeira, os adultos tratavam de comer os petiscos que os aguardavam e que a organização, de uma forma impecável, tinha preparado e serviu durante toda a tarde. Cozido de grão, sardinhas assadas, febras e enchidos grelhados, e muitas outras iguarias fizeram as delícias de todos. Claro que a cerveja não faltou e, além dos sumos para os mais novos, a aguardente de medronho, servida com o café, deixou todos os adultos mais contentes.
Enquanto a festa decorria para alguns, outros iam arranjando o produto total da pescaria que, depois de devidamente preparado, foi também confecionado para que todos pudessem apreciar este pequeno, mas saboroso manjar.
A festa terminou com muita música e bailarico além da entrega de troféus. Todos os mais novos ainda tiveram direito a uma medalha comemorativa da participação no evento.
Um dia de sonho, repleto de pequenas surpresas e que, certamente, convidará as pessoas a comparecer no próximo ano.