Entardecer na Zambujeira do Mar
Ao longo de toda a costa Portuguesa, muitos são os que gostam de assistir ao pôr do sol como parte de uma terapia que nos faz sentir mais calmos e relaxados. Principalmente no Outono e Inverno, quando o ar começa a arrefecer e tudo torna mais límpido e transparente, a magnificência de alguns destes momentos é algo inesquecível.
Por estes dias, principalmente nos feriados e fins de semana, muitos são os que não perdem a oportunidade de rumar até à Zambujeira do Mar para poder desfrutar este espectáculo. Nas esplanadas do “Rita”, do “Martinho” e do “Fresco”, entre outros, portugueses e alguns estrangeiros, que por esta altura continuam a demandar estas paragens, deliciam-se com as cores únicas que a Natureza exibe neste momento e ouvir os sons exuberantes que a chilreada dos pássaros, que procuram abrigo para a noite nas grandes árvores do muro da praia, produzem.
Na véspera das maiores marés vivas das últimas décadas, a maré vazia põe a nu um areal imenso que faz reflectir a luz do sol na própria praia, compondo imagens de rara beleza que atrai muitos como eu, na vã tentativa de imortalizar este cenário, tal como os nossos sentidos o captam e guardam.